Visando a segurança de todos em viagens.
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Viajar de moto é uma das atividades mais divertidas e instigantes para se fazer de moto. O vento no rosto e a sensação de liberdade são um verdadeiro prêmio para os pilotos. E, assim como em qualquer viagem, ter companhia para compartilhar a experiência é muito melhor.
- Sem dúvida diminuiu os riscos, sobretudo em caso de problemas nos veículos. Mas para isso, é fundamental que o grupo esteja organizado e que cada um faça sua parte.
- Em primeiro lugar, precisa saber que é um passeio, não corrida. Cada piloto deve preservar sua posição na pista, sem ficar ultrapassando - alerta.
Melhor formação: filas intercaladas
A disposição das motocicletas na estrada é um dos fatores que mais faz diferença para a segurança do grupo. Na formação clássica, o líder segue pelo lado esquerdo da faixa. O piloto seguinte, guarda distância de pelo menos uma moto e roda pela direita. O terceiro, anda na linha do ponteiro e, assim, até o final do comboio.
- Se todos estiverem em uma fila só, a visibilidade fica prejudicada. Em diagonal, todo mundo consegue se ver
É possível combinar sinais
Manter uma distância segura do veículo da frente é obrigatório. Além disso, definir locais de parada diminui o risco de engavetamentos.
- Já vi muito acidente porque o pessoal da frente parou sem avisar. Acaba um por cima do outro, um verdadeiro strike - conta.
Para garantir uma velocidade constante ao grupo, o puxador da fila e o piloto que fecha o comboio devem ser os mais experientes, com melhor conhecimento do percurso.
Turmas de amigos podem, ainda, combinar alguns códigos na estrada.
- Os sinais com a mão esquerda servem para avisar uns aos outros sobre as condições da pista e as ações do grupo, como reduzir, acelerar e parar - ensina.
Dicas
- Nunca trafegue lado a lado com seus parceiros de viagem. Se alguém tiver de fazer uma manobra brusca para o lado, pode ocorrer uma colisão.
- Dê preferência a rodar nos mesmos trilhos dos carros. Os automóveis acabam "limpando" a pista, e a chance de achar pregos e pedras é menor.
- Caso aviste algum perigo na pista (animal passando, acidente etc.), levante o braço esquerdo com a mão. Fará com que quem venha atrás perceba que haverá uma redução de velocidade.
- Se o piloto da frente apontar para o chão com a mão esquerda, é sinal de algum obstáculo, como um buraco, nessa faixa. Para o lado direito, a sinalização deve ser feita com o pé, para não retirar a mão do acelerador.
- Com a mão acima da cabeça, apontando o dedo indicador para cima, o líder orienta a formação de fila indiana, necessária para algumas situações de estreitamento da pista ou para passar por um pedágio, por exemplo.
- Rodando em turma, é melhor reduzir o ritmo da viagem. A chance de abalroamento é sempre maior, por isso, é fundamental manter uma velocidade constante.
- Também é interessante que o grupo seja o mais homogêneo possível nos tipos de moto e na tocada dos pilotos. Quando existe muita disparidade, os motociclistas mais rápidos precisam ter paciência para andar no mesmo ritmo dos demais, para não obrigá-los a correr atrás.
- Arrancadas e paradas devem ser realizadas de forma progressiva, para que os que seguem atrás tenham tempo de repetir a ação.
- Procure sair pela manhã bem cedo, para viajar com tranquilidade e chegar ao destino até as 17h. Se a viagem for mais longa, rode até esse horário, pare para descansar e só retome o trajeto na manhã do dia seguinte. Evite ao máximo pegar a estrada à noite.
- A frequência das paradas varia conforme o perfil do grupo, mas, em geral, a cada 200km percorridos é uma boa medida. Com a essa distância, se evita o cansaço e a perda de tempo.
- Quando parar, todos devem reabastecer as motos e ir ao banheiro, para não atrapalhar o ritmo do comboio.
- O piloto que está à frente, normalmente, deve trafegar do lado esquerdo da pista de rodagem. Quem vem atrás, fica do lado direito, guardando uma distância de pelo menos uma moto. O terceiro motociclista fica na linha do primeiro, e assim, sucessivamente.
- A formação intercalada facilita a visibilidade entre os motociclistas e ainda ajuda em situações de frenagens, pois aumenta a distância entre os pilotos na mesma faixa e dá o espaço necessário para uma parada segura.
Texto de Huberto Langue
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